Live TAT – Respondendo as perguntas da batalha de código: Cypress vs. Playwright do MTC 2023 – Parte 1

No dia 15 de Agosto de 2023, estive na Live da Talking About Testing, junto ao Walmyr Filho, respondendo as perguntas da Batalha de Código: Cypress vs Playwright que aconteceu no dia 22 de Julho para o Minas Testing Conference 2023.

Aqui o link da live: YouTube @TalkingAboutTesting

Confira abaixo, as respostas sobre o Playwright:

1. Consegue paralelizar vários cenários de testes no mesmo arquivo de testes tanto no Cy como no PW?

[Playwright] Renata: Sim. Playwright tem paralelismo de teste por default através do “fullyParallel” e do “workers” no arquivo de configuração. 

E tem também um recurso de sharding para pipelines
https://playwright.dev/docs/test-sharding#sharding-tests-between-multiple-machines

Indicação de artigos complementares (Playwright):

2. PW ou CY conseguem fazer testes de performance?

[Playwright] Renata: Por padrão não, mas você consegue implementar usando as capabilities que ele oferece. Para uma avaliação do resultado você precisaria integrar com k6 por exemplo.
Aqui um vídeo do John Hill, que trabalha na NASA explicando:  https://youtu.be/IrK-XDH72bw?t=1480 (e nesse vídeo ele cita que dá pra fazer o mesmo com Cypress).

3. Qual a dica de vocês como engenheiros para a gente aprender arquiteturas de testes mais complexas?

[Playwright] Renata: Depende do projeto, da stack, do tamanho do time.
Eu tendo a usar algo semelhante a esta arquitetura do curso de Playwright Avançado: https://github.com/raptatinha/tau-advanced-playwright
Lembrando que essa não é uma arquitetura completa e refinada, pois o objetivo do curso é educativo e trata vários exemplos soltos. Em um projeto real, vários fatores devem ser considerados.

4. Renata, o PW tem recurso de retries nos testes em casos de falha ?

[Playwright] Renata: Sim. Direto no arquivo de configuração (já vem lá quando instala, você pode mudar os valores. Interessante comentar aqui que este recurso trabalha em par como trace viewer.

5. Gostei muito, mas quais linguagens esses frameworks funcionam bem?

[Playwright] Renata: TypeScript e JavaScript são as prioridades do time de desenvolvimento pois a maioria do mercado deles é NodeJs.
Python, Java, .Net, nesta ordem são as demais. Mesmo para quem usa .Net, o Playwright oferece grandes vantagens comparado a outros frameworks. Aqui uma entrevista contando sobre uma migração de Selenium para Playwright: https://testingwithrenata.com/blog/test-automation/playwright/tech-chat-migracao-para-playwright-de-selenium-com-bruna-e-albino/

6. O cypress faz teste mobile?

[Playwright] Renata: Playwright emula mobile browsers e tem uma funcionalidade experimental para testar Android apps (incluindo Chrome para Android e Android WebView): https://playwright.dev/docs/api/class-android

7. Sobre padrões de projeto quem possui o melhor padrão cypress ou playwright? Cypress eu sei que não usa o Page Object acho que ele usa um padrão criado pelo próprio framework já o playwright não sei qual padrão ele usa.

[Playwright] Renata: O framework geralmente não determina qual padrão você usa. Playwright você pode usar com ou sem Page Objetcts assim como Cypress. E não existe “melhor framework geral”, existe o framework mais adequado para suas necessidades e características do projeto.


Teremos a segunda parte da live respondendo as demais perguntas no dia 26 de Setembro de 2023.
Não perca!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *