Carreira nos EUA em um mundo pós COVID – TDC Innovation 2023 – Perguntas e Respostas

No dia 15 de junho de 2023, palestrei no The Developers Conference (o TDC) Innovation – edição de Florianópolis, na trilha Carreira Internacional com a palestra “Carreira nos EUA em um mundo pós COVID”. Veja a gravação e slides aqui.

Muito obrigada por participar com a gente!!

E aqui eu respondo as perguntas do evento:

1. Qual a lição mais importante que você aprendeu somente depois de se mudar para os EUA que vc desejaria que soubesse antes de se mudar?

A dependência de um green-card é muito grande. O visto de trabalho H1B tem validade de 6 anos. Depois disso, você precisa de um documento de permanência, que é chamado de green-card, ou então você precisa sair do país. Quando você tem aproximadamente 5 anos de visto, nenhuma empresa quer te contratar ou aplicar o green-card pra você pois o green-card demora cerca de 2 anos então não daria tempo. Além disso, muitas empresas não contratam pessoas com visto de trabalho H1B por limitações legais, então o mercado já fica um pouco limitado. Mais um ponto é que, se você é desligado de uma empresa com um visto de trabalho, você tem apenas 60 dias para se realocar, se não conseguir se realocar, as opções são: trocar seu visto de trabalho para um visto de visitante e você tem um limite de 6 meses por ano para ficar no país com este visto, OU sair do país. E um último ponto é se seu visto vence durante esses 6 anos, você precisa retornar ao Brasil para renová-lo. Durante a pandemia, o consulado estava fechado e meu visto vencido, eu fiquei impossibilitada durante 6 meses de sair dos EUA pois não teria como voltar (já que meu visto estava vencido) e isso também pode ser um problema caso você tenha alguma emergência e precise sair do país.

Pra quem está chegando nos EUA, eu recomendo fortemente que priorize o processo do green-card. O EB2-NIW é um green-card que profissionais conseguem aplicar sem a dependência de empresa, e ele demora menos tempo normalmente que o green-card aplicado por empresas. Se eu soubesse disso quando me mudei, com certeza eu teria investido nesse processo e hoje eu teria muito mais liberdade, independência e menos insegurança.

2. Em relação a custo de vida qual é o valor mínimo para viver com uma família de dois adultos e uma criança de 10 anos?

Depende muito de onde você mora (e isso também impacta no quanto você ganha, mesmo que trabalhe remoto).

Atualmente, Nova York, São Francisco e Seattle são as cidades mais caras e que pagam os maiores salários.

Eu moro numa região chamada Bay Area. É como se fosse “região metropolitana de São Francisco” e engloba várias cidades (as cidades lá são bem pequenas e costumam nem ter bairro).

O mais caro vai ser aluguel, aqui alguns exemplos da região onde moro:

Local – Tipo – PessoasAluguelUtilities (água, luz, lixo, internet)
Pleasanton
Apartamento 2 quartos, 2 banheiros
2 adultos, 1 criança
$3090.00$400.00
Santa Clara
Apartamento 1 quarto, 1 banheiro
2 adultos
$2800.00$200.00
Foster City
Casa 2 quartos, 2 banheiros
2 adultos
$3500.00$400.00

Aí tem transporte que vai depender se você tem carro elétrico ou a gasolina (gasolina tá em média $5.00 por galão – 1 galão tem 3,785 litros – o Jeep faz +-20 milhas por galão), alimentação (eu gasto uns $400.00 por mês) e lazer (acho que mínimo uns $100 por mês).

Vou deixar alguns links que podem ser úteis:

3. Existe trabalho remoto na região onde você mora, para pessoas que moram no US?

Sim. Existe trabalho remoto nos Estados Unidos inteiro. Algumas empresas só podem contratar de alguns estados por questões legais (por exemplo, eu entrevistei para uma empresa da Califórnia que contratava pessoas da Califórnia e mais 5 outros estados, pessoas de Illinois não podiam). Mas a maioria contrata no país todo. Para isto é necessário que o profissional tenha visto de trabalho ou green-card.

4. Sentiu dificuldade na recepção da equipe no exterior com relação a Brasileiros?

Não senti. Mas no meu caso, quando eu me mudei, eu vim através de uma empresa de consultoria que eu já trabalhava no Brasil, então eu conhecia não só as pessoas desta empresa que eu estava trabalhando como também alguns membros do time no cliente. Eu também já tinha vindo várias vezes e conhecia a região muito bem. Isso me ajudou um pouco, pois não foi tanta novidade em termos do lugar físico nem das pessoas com quem eu mais interagia no começo. Tinham muitos brasileiros na empresa e eu acho que isso foi muito bom pra minha experiência como um todo.

Vou deixar alguns links que podem ser úteis:

5. Sou Angolano, backend php, e em setembro me realoco para o Brazil, a partir de lá, posso aplicar para o EB2-NIW?

Sim! Ao aplicar para o EB2-NIW você precisa escolher se será dentro dos EUA ou fora dos EUA, o processo é um pouco diferente para cada uma dessas opções (com custos e formulários diferentes). Mas uma vez que você decide por ser fora dos EUA, você pode aplicar de qualquer lugar e se mudar sem nenhum problema.

Aqui um post mais detalhado sobre o processo: https://testingwithrenata.com/blog/career/como-mudar-para-os-estados-unidos-sem-depender-de-empresa-conheca-o-green-card-eb2-niw/

6. Você tem vontade de morar em outra região dos EUA? Ou outro Pais?

Sim e não hahahahah. Eu AMO São Francisco e morar lá foi uma escolha. Eu gosto da vibe nerd da cidade gosto do clima (apesar de ser um pouco frio demais pra mim), gosto da proximidade com a natureza, deserto e neve. O processo de adaptação foi muito pesado pra mim, achar médico de confiança, supermercado e marcas de produtos que você goste, academia, amizades, lazer, e eu acho que ainda estou me adaptando. Apesar de eu adorar vivenciar outras culturas e lugares, eu acho que mudança mesmo acontecerá daqui muitos anos (uns 5 ou mais), pois eu ainda não estou preparada pra gastar toda energia de novo sabe. Quero curtir um pouco mais onde estou atualmente.

7. Para Java Spring-boot existem vagas?

Esta é uma pergunta que eu não tenho muito conhecimento pra responder. Eu tenho trabalhado muito com front-end e outras tecnologias de back-end. Uma opinião muito de quem está de fora é que Java ainda é uma tecnologia muito estabelecida, geralmente pesquisas sempre mencionam Java como uma linguagem em alta. Então eu acredito que sim. Mas é bom confirmar melhor nos grupos de Java e pessoas que realmente trabalham mais próximo desta tecnologia.

Num outro ponto, eu vejo que Python tem crescido muito, principalmente com o desenvolvimento da Inteligência Artificial. Mas também não trabalho diretamente com esta tecnologia.

Aqui talvez tenha algum conteúdo que possa ajudar nessa questão: https://bit.ly/notion-adplist-renata-andrade (Na parte Resources – Career & Job Search)

8. Qual o site que podemos dar inicio ao eb2-niw?! ou é requisitado apartir das embaixadas do eua?!

O site oficial é o da USCIS. Lá tem todas as orientações mas como é muito subjetivo, se você for fazer individualmente, é importante estudar um pouco mais sobre o processo.

De forma bem resumida, você precisa ter uma experiência na área (não precisa ser só TI) e demonstrar “habilidades excepcionais” que pode ser certificações, algum projeto de grande impacto e várias outras coisas (mestrado também conta). Isso é realmente muito subjetivo então é legal assistir relatos de quem já fez ou contratar uma assessoria que tenha experiência com este tipo de green-card.

Aqui um post mais detalhado sobre o processo: https://testingwithrenata.com/blog/career/como-mudar-para-os-estados-unidos-sem-depender-de-empresa-conheca-o-green-card-eb2-niw/


É isso pessoal! Se tiverem alguma outra dúvida, entrem em contato.

O link da gravação está aqui: https://testingwithrenata.com/portfolio/tdc-innovation-carreira-internacional-2023/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *